O Planejamento Sucessório e o Planejamento Empresarial via Holding Familiar

O Planejamento Sucessório e o Planejamento Empresarial via Holding Familiar

Planejar a sucessão patrimonial e a empresarial quando existente uma empresa familiar no patrimônio que será deixado pelos patriarcas, é fundamental para evitar conflitos na gestão empresarial e reduzir drasticamente as chances do encerramento do empreendimento familiar em decorrência da disputa fraticida entre os herdeiros que um dia sucederão o empreendimento familiar.

 

Esta estratégia é de extrema importância tanto para o empreendimento urbano, quanto para os comuns casos de famílias que por gerações sucessivas desenvolvem atividades no agronegócio, na produção rural.

 

Hoje, não é incomum que os jovens não dispertem interesse em continuar no campo, por preferirem seguir uma carreira profissional nas grandes cidades, em razão de uma graduação superior obtida. Através do Planejamento Sucessório e Empresarial tudo pode ser definido, não apenas quanto à partilha patrimonial, mas, principalmente, no tocante à quem irá suceder no comando da atividade empresarial e, claro, quem não assumirá a gestão empresarial, bem como, quais dos herdeiros terão participação financeira mensal em razão do trabalho desempenhado, assim como, quais irão apenas ter direito aos haveres decorrentes do resultado do empreendimento, apurado anualmente, quando do balanço patrimonial. Verifica-se claramente a amplitude dos temas que podem ser definidos no Planejamento Sucessório e Empresarial via Holding Familiar ou Holding Rural.

 

Tal estratégia, ao contrário do que poderia ser concluído em primeira análise, na verdade, restringe os poderes daquele que irá ser o comandante futuro do empreendimento.

 

Definindo-se as regras de comando e sucessão, é, sem a menor dúvida, uma restrição clara dos poderes daquele que irá suceder o comando empresarial quando da falta dos patriarcas.

 

Tudo pode ser definido via sistema jurídico de Planejamento Sucessório e Empresarial, sendo fundamental uma detalhada reflexão por parte dos patriarcas, seus herdeiros e, obviamente, do profissional que ficará responsável pela construção de todo o sistema.

 

#holdingfamiliar #holdingrural #holdingmédica #planejamentosucessório #planejamentopatrimonial #sucessãoseminventário #soaresdeazevedoadvocacia

No Comments

Post A Comment